terça-feira, 3 de junho de 2008
Starbucks Japonesa
No final dos anos 50, Hiromichi Toriba recebeu do chefe a incumbência de conhecer de perto o mercado que era o maior produtor de café. Assim, o jovem de 20 anos, que nunca havia saído de seu país, desembarcou sozinho no Brasil. Ficou por aqui mais de dois anos, trabalhou numa fazenda, realizou negócios na Bolsa do Café e resolveu homenagear o Brasil ao montar seu negócio próprio, já na década de 60. Batizou a empresa de Doutor Coffee (com o primeiro nome em português), uma referência à rua Doutor Pinto Ferraz, no bairro paulistano de Vila Mariana, onde ele morou durante seu estágio no país. A empresa deu origem a maior rede de cafeterias do Japão. A Doutor Coffee começou atuando no ramo de importação e venda de café no atacado. Na década de 70, depois de visitar a Europa e conhecer de perto algumas cafeterias da Europa, Toriba resolveu copiar o modelo no Japão, entrando para o ramo de varejo. Atualmente, tem 1 500 lojas no Japão, mais que o dobro da Starbucks. Embora sua trajetória seja pouco conhecida no exterior, Toriba é hoje um dos empresários mais admirados pelos japoneses, um povo que costuma demonstrar especial apreço por empreendedores que começaram do nada. Quando adolescente, após uma briga com o pai, Toriba fugiu de casa, na cidade de Saitama, na região metropolitana de Tóquio. Ao sair da casa dos pais, Toriba abandonou os estudos e se mudou para Tóquio, onde começou a ganhar a vida trabalhando como garçom. Dois anos depois de uma dura rotina servindo clientes num restaurante da capital japonesa, o fundador da Doutor Coffee recebeu um convite para ingressar no quadro de vendedores de uma empresa que comercializava café. Pouco tempo após chegar à empresa, Toriba já era o melhor vendedor da companhia. Sua capacidade logo chamou a atenção da concorrência e ele acabou seduzido por uma proposta de trabalho da Suzuki Coffee, empresa que o despachou para o Brasil no final dos anos 50.
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