sexta-feira, 20 de junho de 2008

Interdependência

Alguns ensinamentos budistas são baseados na interdependência, ou seja, na mútua dependência entre as partes e o todo. O Buda disse de forma simples: "Isto existe porque aquilo existe. Isto não existe porque aquilo não existe. Isto passa a existir, porque aquilo passou a existir. Isto deixa de existir, porque aquilo deixou de existir".
No meio empresarial, o cooperativismo surgiu na Inglaterra em 1844. É a união entre pessoas voltadas para um mesmo objetivo para satisfazer necessidades humanas e resolver os problemas comuns de um grupo. “Sociedade interconectada”, ou “individualismo interconectado”, são formas que um professor universitário americano apontou como “o fator mais radical, inovador e difícil de entender para os observadores da atual economia.
É impressionante o surgimento constante e em número crescente de esforços cooperativos eficientes em diversos níveis. Entre vizinhos, trabalhadores, grandes e pequenas empresas, o trabalho em conjunto nunca esteve tão presente. Respeitar as características, a cultura e a individualidade das empresas em busca do desenvolvimento conjunto é a tendência e o desafio que deve ser enfrentado na busca por melhores resultados.

Nenhum comentário: