quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Uma das lojas mais rentáveis do mundo!!!

Nestes oito meses que estou em Londres, nenhuma outra loja me chamou mais a atenção do que a Apple Store. A loja é um grande ponto de encontro dos clientes/fãs/seguidores/admiradores da marca Apple. Na loja é possível conhecer os novos produtos, testar os aparelhos, navegar e usar pelo tempo que for preciso, sem que um vendedor ou segurança faça cara feia. Com um conceito diferenciado e interativo onde o cliente se sente totalmente em casa, não é a toa que a loja é a mais rentável entre todo o comércio da capital da Inglaterra.

O faturamento é de mais de 60 milhões de libras por ano. A loja tem tanto sucesso que mudou totalmente o perfil do comércio da Regent Street, rua onde ela esta instalada. Ha cinco anos atrás quando a loja iniciou a sua operação a rua era composta por pequenas lojas de roupas, bancos e agências de viagens. Hoje, a rua abriga lojas de marcas poderosas como a Ferrari, Calvin Klein, Guess, Armani, Nat, Geographic, entre outras.


Quem não conhece, vale a pena: http://www.apple.com/

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Brasil decola!!!

Uma das mais importantes revistas de negócios da Inglaterra a The Economist, traz o Brasil como matéria de capa desta semana. Com o título "Brazil takes off (O Brasil decola)" a revista destaca que o nosso país caminha para ser uma das cinco maiores economias do mundo, ao lado da China, Eua, India e Japão e que apesar da crise financeira que tem balançado o mundo, no Brasl seguem os acontecimentos positivos.
A publicação chama a atenção ao fato de que há muitos anos o Brasil é uma grande promessa com enorme potencial e que finalmente o país começa a entregar resultados consistentes.
A matéria também destaca que as frequentes crises que o país atravessou ajudaram a fortalecer as empresas, aborda os investimentos estrangeiros que estão chegando e como as empresas brasileiras estão atuando no mercado internacional. A publicação mostra um especial interesse no comportamento de um grande mercado: a nova e em crescimento classe média brasileira, que segundo a publicação, quer luxo e conforto agora mesmo, principalmente pela influencia das novelas.

Sem dúvidas, a copa do mundo de 2014 e as olimpiadas de 2016 chamaram os holofotes para o nosso país, agora não da pra fazer feio.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Super Baguete no Dia Mundial do Pão


No dia 16 de outubro, dia mundial do pão, a comemoração será grande em Canoas municipio vizinho de Porto Alegre. Além de festejar o dia mundial do pão, será comemorado também o aniversário de 70 anos do municipio.
Para a festa, os panificadores da cidade, liderados pelos empreendedores e "agitadores" Ocimar e Santana, produzirão um baguete gigante com 70 metros!!! A medida do super baguete será de 8cm x 8cm x 100 mts. Serão utilizados na produção do pão mais de 100kg de farinha, 3 kg de fermento, 2 kg de açucar, 2 kg de sal, 160 lt de agua. Para o recheio, cobertura e decoração serão usados 100 kg de mortadela, 100kg de queijo, 50kg de tomate, 50 un de alface, 5 kg de azeitona, 5 kg de cereja e 1400 palitos. O baguete será assado em tonéis utilizando carvão.

Parabéns ao municipio de Canoas, aos empresários panificadores da cidade e a todos os panificadores e apreciadores do pão nosso de cada dia espalhados pelo mundo!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Resultado da Enquete

Obrigado aos mais de 130 leitores do SIRVA SE que responderam a enquete!!!
Com o resultado, onde 75% dos visitantes sao futuros empreendedores, vou tentar cada vez mais trazer ideias novas que contribuam com a estruturacao e o desenvolvimento de novas empresas.

um grande abraco!
Roger

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Comida no Escuro

O Dans le Noir? (no escuro?) eh um restaurante bem diferente que funciona aqui em Londres. A proposta eh uma verdadeira experiência culinária sensorial, comer e beber na mais completa escuridao. Pode parecer maluquice, mas o restaurante pretende ajudar os clientes a explorarem os seus sentidos (fora a visao). Com a ajuda de guias que sao cegos, eles garantem que a experiencia vai fazer voce reavaliar completamente a noção de gosto e cheiro através de um processo gastronômico e pedagógico.
Ainda nao fui la, mas vou com certeza e conto como foi a minha experiencia...


terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pequenas empresas em férias?!?!?!

Aqui na Inglaterra estamos em período de férias de verão. Algo como o mês de Janeiro no Brasil. Férias escolares, muitos turistas e algumas empresas fechadas (?!?!?!?!). No bairro onde moro, o que me chamou a atenção foi a quantidade de empresas fechadas com uma placa na porta informando "Estamos em férias, voltamos dia tal...". A grande maioria destas empresas são de micro e pequeno porte e praticamente 80% são restaurantes, bares, padarias e mini mercados. Nos projetos que trabalhei, lembro de poucas empresas que fecham e todos (inclusive os proprietários) saem de férias.
Será que os empresários das pequenas empresas daqui planejam melhor ou simplesmente fecham as portas sem se importar com o que vai acontecer?
Sem dúvida o nosso ambiente empresarial no Brasil é mais hostil, mas acho que os empresarios brasileiros deveriam se preocupar mais com a sua qualidade de vida. E para conseguir isso, mais uma vez, PLANEJAR é preciso...

O que você acha???

terça-feira, 14 de julho de 2009

Festival de Restaurantes

De 8 a 13 de Outubro acontecerá a primeira edição do London Restaurant Festival. O evento pretende atrair clientes para os restaurantes participantes em meio ao que os organizadores chamam do "mais dificil cenário dos últimos 20 anos". O evento estimula que os restaurantes criem menus especiais para o evento e que 0 valor cobrado seja de 10, 15 e 20 libras para o almoço e 15, 25 e 40 para o jantar. O prefeito de Londres é o grande incentivador do festival e reconhece a grande importância do setor para a economia da cidade. Algumas ações ajudarão a fortalecer o festival como a festa de abertura que acontecerá no dia 8 de outubro para 35o convidados especiais. Um ônibus turistico vai circular pela cidade na "The Gourmet Odyssey" possibilitando que os convidados possam saborear a entrada em um restaurante, o prato principal em outro e a sobremesa em um terceiro. No sabado (10 de outubro) acontecerá um roteiro especial onde os convidados serão recepcionados com champagne. Também acontecerão diversas palestras sobre gastronomia e serão exibidos filmes com temas ligados a gastronomia, restaurantes, bebidas e comidas em salas de cinemas parceiras do festival, além de uma competição sobre conhecimento em gastronomia entre os chefs americanos e ingleses. Além disso, 60 felizardos vão desfrutar de um jantar a luz de velas que será servido na London Eye (a roda gigante de onde é possivel visualizar praticamente toda a cidade) e na festa de encerramento serão premiados os melhores restaurantes com os melhores menus.

Mais informações no site: http://www.londonrestaurantfestival.com/

domingo, 5 de julho de 2009

Hotel no centro de Londres terá seu próprio mel

O hotel quatro estrelas The Royal Lancaster vai abrigar meio milhão de abelhas produtoras de mel. O projeto do hotel é a partir do próximo mes instalar caixas de abelha no terraço do prédio. Toda a equipe do hotel será treinada para lidar com as abelhas e os hospedes poderão desfrutar do mel fresco coletado diretamente das coolméias do hotel. O mel também será utilizado nos pratos do restaurante do hotel, o Island. Segundo a direção, a ação além de beneficiar os clientes, tem como objetivo contribuir para a manutenção das abelhas melíferas. A empresa está preocupada com a redução do número de abelhas melíferas e com o respectivo impacto negativo causado na produção de alimentos.
Ótima iniciativa, o que você acha???

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Modelos Interessantes

Dois modelos de negócio, que eu antes de vir pra Inglaterra não conhecia, me chamaram muito a atenção. Um é o StreetCar, que é um modelo de locadora de veículos bem diferente das tradicionais. A empresa funciona como um clube, onde o associado usa a internet para agendar o uso do veículo e paga por hora de uso. O diferencial é que existem 700 pontos onde o assiociado pode pegar e largar o veículo. É possível agendar com 6 meses ou até 30 minutos de antecedência, ir até algum carro estacionado, usar e devolver em algum outro ponto.
O outro modelo é a Argos. É um mix de venda por catálogo, e-commerce e varejo. O site é ótimo, as lojas tem uma área pequena sem vendedores, apenas catálogos onde o cliente pode pesquisar os itens de interesse, anotar o código, verificar se existe em estoque, pagar no auto-atendimento (ou ficar na fila nos poucos caixas que existem) e retirar no setor de expedição. É possível fazer todo o processo de compra sem interagir com ninguém. A vantagem? O preço é ótimo, os produtos são de qualidade e o processo é rápido.
Visite os sites:
http://www.streetcar.co.uk/
http://www.argos.co.uk/

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Real Bread Campaign

A Real Bread Campaign é uma das campanhas organizadas pela ONG inglesa Sustain. Esta entidade defende políticas e normas diferenciadas para a venda e produção de alimentos. Eles entendem que o consumo dos alimentos e a sua produção, não devem prejudicar a saúde e o bem estar das pessoas e dos animais. A principio parece algo simples, mas todos sabemos que muitas industrias de alimentos, não produzem alimentos nestas condições.
A Real Bread Campaign divulga a importancia do pão como alimento essencial na dieta dos ingleses e "bate" nas grandes industrias que utilizam caras campanhas publicitárias para vender produtos de baixo valor nutricional. Esta campanha é aberta a todas pequenas padarias da Inglaterra que atenderem aos seguintes critérios de produção para os seus pães:
- Utilizar apenas farinha, agua, levedura/fermento e sal (opcional);
- Não utilizar aditivos, melhoradores, enzimas e outros produtos quimicos;
- Deve ser fermentado por no mínimo quatro horas;
- Utilizar outros produtos naturais na sua composição como frutas, vegetais, castanhas e gorduras naturais que não contenham aditivos quimicos;
- Existem outras normas neste sentido...

O site da campanha é: http://www.realbreadcampaign.org/

O que você acha desta iniciativa?

Seria possível algo parecido no Brasil? O nosso mercado está maduro suficiente para pagar mais por este tipo de produto?
Coloque o seu comentário e ajude a evoluirmos neste assunto!

terça-feira, 19 de maio de 2009

English Breakfast - o café da manhã dos ingleses


O English Breakfast é o prato preferido do café da manhã dos ingleses. Ele é tão apreciado que existem pequenos restaurantes que são especializados e servem, não só pela manhã, mas o dia todo várias opções dele. O full English Breakfast é composto por bacon, salsichas, ovo, cogumelo, tomate e purê de batata (todos fritos!!!), feijão assado com molho de tomate e pão. Existem algumas variações vegetarianas e outras que incluem panquecas, cebola e batata frita, mas a original é esta.

Depois de provar em um restaurante especializado, tentei reproduzir em casa...segue a foto, até que não ficou tão feio.

O que vocês acham?

Teria coragem de experimentar?

sábado, 25 de abril de 2009

CROUCH END PROJECT

Crouch End é o nome da localidade onde estou morando. É um bairro residencial no norte de Londres que por não ter uma estação de metro, tem um comércio local bem forte. Por aqui temos academias, livrarias, correio, lojas de roupa, celular, eletrônicos e muitos restaurantes, pubs e minimercados. As empresas e lideranças daqui criaram o CROUCH END PROJECT. É um projeto semelhante aos que o Sebrae desenvolve em alguns locais com grande concetração de pequenas empresas do varejo. O CROUCH END PROJECT tem um cartão de benefícios que é distribuito gratuitamente para os clientes (que em contra partida dão os seus dados). Os benefícios dados aos clientes variam de empresa para empresa, algumas dão brinde, outras desconto e outras alguma surpresa para o cliente. Além do cartão, o projeto desenvolve informativos do bairro, campanhas promocionais (natal e outras datas festivas) e promove um festival de música que divulga o nome do bairro e o comércio.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Vamos ajudar a Neusa?

Pessoal, recebi este post da Neusa que leu o post sobre os marmiteiros da India e está querendo iniciar uma empresa de fornecimento de alimentos prontos. Vejam abaixo:
OLÁ ROGER,TUDO BEM!
EU, GOSTEI MUITO DE SEU BLOGGER, E GOSTARIA DE COMEÇAR A FAZER MARMITEX. ESTAVA PROCURANDO POR ORIENTACÕES,S ERA QUE PODERIA ME ENVIAR POR E-MAIL ALGUMAS DICAS. SEI QUE, SEU BLOGGER É PARA MEDIOS E GRANDES EMPRESARIOS,MAS EU,PRECISO DESSE CUNHO DE ALGUEM QUE TENHA VISÃO AMPLA PARA PEQUENOS NEGOCIOS. ASSIM POSSO TER CONFIANÇA EM SEGUIR DENTRO DE UMA REALIDADE BEM INTELECTUAL. POR SER UMA AUTONOMA, DEVO CANALISAR A MINHA REALIDADE POR PESSOAS COM SEU PERFIL.
OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.
Postado por NEUSA FERREIRA DE ABREU VIANNA

Neusa,
independente do porte da empresa é muito imporante planejar. Coloque no papel todas as informações dos clientes que vocês pretende atender (de quem eles compram hoje, quanto compram, que tipo de produtos, quanto pagam...etc) e também os números do seu negócio (quanto vais investir pra iniciar, quanto precisa de dinheiro no caixa pra comprar matéria prima e fazer o negócio girar no dia a dia, quanto vai ter de "poupança" para os imprevistos, quantas pessoas precisa para te ajudar e quanto vai pagar pra elas, quanto vai custar a refeição???, etc...). Colocando tudo isso no papel, é possivel analisar se o negócio tem chance de dar certo ou não...claro, sem levar em consideração o conhecimento técnico do setor (preparo de alimentos, receitas, medidas, segurança alimentar, entre outros) e as "regras do jogo" (registros, impostos, direitos e deveres do proprietário de uma pequena empresa) que é fundamental.

Pessoal, que dicas vocês podem dar para a Neusa?
Como foi o início de vocês?
Que situações vocês passaram que a Neusa deve evitar para iniciar da melhor forma possível???
O que você faria diferente se fosse iniciar de novo?

Postem dicas, sugestões, ou me mandem por email, vamos ajudar a Neusa!!!

sábado, 18 de abril de 2009

Cantina Grega

Resolvemos visitar uma cantina tradicional grega já que nenhum de nós tinha experimentado antes.
O nome da cantina é Yiasousa. Pedimos uma Moussaka que é um dos pratos mais conhecidos da cozinnha grega. Uma espécie de lasanha com a primeira camada de carne moida, seguida de batata, beringela molho de tomate e na última camada um tipo de soufle de queijo.
Muito bom!
A foto é da Moussaka que nos serviram.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Pancho multinacional

Fazer um simples cachorro quente valeu como exercício pra conhecer a variedade de ingredientes de outros países que estão disponíveis em qualquer mini mercado de bairro. Não que isso seja alguma vantagem, mas é que a grande maioria dos alimentos são importados e o meu cachorro que era pra ser estilo "pancho uruguaio" acabou se transformando num mutante multinacional...
Ele levou pão da alemanha, salsicha polonesa, queijo e mostarda americanos e katchup de malta. Ahhh, e o cozinheiro brasileiro é claro!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sozinho é mais difícil

Quando se pensa em Londres é impossivel não associar aos Pubs e as cervejas servidas neles. O Pub é como a extensão da casa dos ingleses. Neles, eles tomam café da manhã, almoçam, jantam com os filhos, pais, avós e assistem aos jogos de futebol. Existem muitos Pubs e estão quase sempre todos cheios. Mesmo assim, os Pubs possuem uma associação que promove roteiros, festivais (de 15/04 a 05/05 acontece o International Real Ale Festival), informativos e principalmente estimula a vida social e o consumo das cervejas locais nestes estabelecimentos. A maioria dos Pubs são pequenas empresas familiares, com problemas semelhantes aos nossos, mas é inquestionável que o associativismo entre as pequenas empresas é fundamental também para eles, afinal nem mesmo os Pubs de Londres tem sucesso garantido.

domingo, 29 de março de 2009

Sirva-se na Inglaterra!

A partir de abril escreverei o Sirva-se! direto da Inglaterra. Nos próximos 12 meses estarei morando em Londres e vou tentar mandar novidades, informações, dicas e curiosidades sobre o setor de alimentação fora do lar.
Vamos manter contato!

abraços
Roger

segunda-feira, 9 de março de 2009

Enquete

Apenas 35% dos empresários que votaram na enquete deste blog acham que suas vendas estão menores. 35% acham que as vendas estão iguais e 29% tiveram aumento de vendas nas suas empresas. Da pra dizer que aproximadamente 65% dos empresários estão em situação igual ou melhor que em 2008. Tenho ouvido muito a palavra "crise", mas na prática acho que as micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar ainda não foram afetadas.
O empreendedor brasileiro já está totalmente adaptado a administrar na crise, acho que é por isso que não colocaram esta cadeira na faculdade de administração de empresas. Qual será a nova variável que se apresentará no nosso turbulento cenário?
Aumento de custos, falta de mão de obra, insegurança e falta de crédito??? Isso não é novidade.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ensinamentos budistas para o mundo corporativo

Muito legais os vídeos do Lama Padma Santem, com ensinamentos budistas para o mundo corporativo. São seis pequenos vídeos que falam sobre crise, mudanças, relacionamentos, missão, visão e sobre a importância da comunicação. Sobre a comunicação, me chamou muito a atenção a fala do Lama sobre o desafio de fazer com que todos colaboradores sintam que as suas atividades são relevantes para a empresa e que principalmente tenham sentido no mundo. Parece muito simples, mas tornar esse ponto algo efetivo dentro das empresas pode ser bem trabalhoso, mas de resultado inquestionavel.
Na visão dele, em uma empresa, todos devem ser beneficiados de fato (proprietário, sócios, funcionários, fornecedores, clientes, parceiros, sociedade....) para que a empresa se posicione de uma forma diferenciada.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

E as vendas?

Nesta época em que só se fala em crise, tenho conversado com alguns empresários para saber como anda o movimento de clientes. Alguns tem sinalizado que as vendas realmente cairam comparando com o mesmo período do ano passado. A maioria tem dito que as vendas estão iguais, ou que superaram o ano anterior. Uma matéria recente da BBC (http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/02/090212_junkfood2.shtml) fala sobre o aumento de vendas nos fast food americanos, em contra partida a redução das vendas de produtos orgânicos e outras opções mais saudáveis e mais caras. Mencionam que o resultado desta troca pode ser uma "crise nutricional" na populãção.
Acho que nesse momento se encaixa aquele velho ditado: "Uns choram , outros vendem lenço".

E na sua empresa, como estão as vendas?

Responda a pesquisa do blog e contribua com esta informação!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pague quanto quiser!

Alguns restaurantes já começaram a implementar estratégias diferenciadas para enfrentar o novo momento da economia. O restaurante Little Bay, de Londres decidiu que os clientes podem comer de graça ou pagar apenas o que acham justo. Os clientes só vão pagar obrigatoriamente pelas bebidas. Os preços da comida e do serviço desapareceram do menu. O dono do restaurante diz que os clientes podem pagar R$ 165 pela refeição ou nada, e tudo bem, ele garante que todos serão tratados do mesmo jeito. Ele diz que a “jogada” não é um ato de desespero, mas sim uma promoção. Outros restaurantes de Londres estão oferecendo jantar para dois pelo preço de um. Alguns estão enviando vouchers com descontos para clientes cadastrados. Segundo especialistas, a promoção do Little Bay vai fazer muito sucesso e o dono não vai perder dinheiro. Para eles, a maioria dos ingleses ficaria muito sem jeito de sair sem pagar, então certamente vão fazer dinheiro, nem que seja com as bebidas. No nosso caso, acho a maioria dos clientes não ficaria nem um pouco sem jeito de fazer uma bela refeição e sair tranqüilamente sem pagar, mas fica o exemplo de como usar a criatividade para driblar uma possível queda de vendas.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Crise

Contrariando a previsão de especialistas e dos meios de comunicação que insistem em bombardear notícias alarmantes sobre a crise, a enquete do SIRVA-SE mostra que os empresários estão otimistas para 2009. 86% dos votos sinalizam que os empresários do setor de alimentação fora do lar esperam que 2009 seja um ótimo ano. Talvez a tão temida crise ainda não tenha chegado ao setor.
O certo é que o empreendedor brasileiro nasceu e sobrevive em um ambiente extremamente hostil, com altos juros, falta de mão de obra qualificada, falta de segurança e de outros itens que não ameaçam as empresas no 1º mundo. Desta forma, esta crise tão temida pelo mundo todo, já não assusta tanto os super empreendedores brazucas.
Este é o momento de fazer o “tema de casa”. Agora, mais do que nunca é preciso reduzir custos e riscos e garimpar no mercado a possibilidade de prospecção e fidelização de clientes.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Caso de Sucesso - Confeitaria Dona Inês

No final do ano passado, fui convidado pelo programa de Casos de Sucesso do Sebrae Nacional para escrever sobre o projeto Pólo de Panificadoras de Região Metropolitana de Porto Alegre, projeto que gerencio desde 2004. Pensei em contar a história do projeto, através de uma das empresas que participam ativamente desde o início. Convidei o pessoal da Confeitaria Dona Inês (sem dúvida uma das melhores confeitarias do Brasil!!!), que para a minha felicidade toparam na hora. Depois de alguns meses de muito trabalho, tentei “não estragar” a linda e interessante história de sucesso desta fantástica empreendedora que é a Sra. Ingnês e de toda família e equipe da Confeitaria Dona Inês.

Quem tiver interesse, pode baixar gratuitamente o livro no seguinte endereço: http://www.casosdesucesso.sebrae.com.br/CasoSucesso/casosucesso_item.aspx?Codigo=390
Quem quiser conhecer as delícias da Confeitaria Dona Inês pode acessar o site:

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Como abrir uma empresa - Parte 2

Conceitualmente, planejar é o ato de analisar condições presentes para determinar formas de atingir um futuro predeterminado. Muitas são as ferramentas para o planejamento empresarial. Algumas específicas para o financeiro, outras para o de pessoas, vendas, produção, estratégico, etc...Entre elas, considero o plano de negócios a principal. Para o professor de Harvard, Willian Sahlman "os planos de negócios têm atraído muita atenção nos USA. Deve-se cuidar com as fórmulas milagrosas. Um plano de negócios não deve conter números recheados de entusiasmo ou fora da realidade, nesse caso, pior que não planejar é fazê-lo erroneamente, e o pior ainda, conscientemente." O plano de negócios pode ser feito na criação da empresa e atualizado sempre que for necessário. Nas empresas novas é importante fazer uma boa análise do perfil dos empreendedores, seu conhecimento do setor, habilidades e experiência de gestão. Uma matriz com as responsabilidades dos sócios, colaboradores e demais stakeholders (partes interessadas) é de grande valia. Uma boa análise do mercado consumidor, concorrentes e fornecedores, a elaboração das estratégias e dos diferenciais do empreendimento somam-se ao plano. Outro ponto crítico é o estudo da viabilidade econômico-financeira, onde é possível simular os números e organizar a vida financeira nos primeiros anos, verificando a viabilidade e o retorno do investimento realizado.

Acredito que estas ferramentas não garantem o sucesso de uma empresa, mas com certeza reduzem consideravelmente os riscos de fracasso.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Como faço para abrir uma empresa?

Várias pessoas me perguntam como devem proceder para iniciar uma empresa. Não tenho bola de cristal, nem tenho uma empresa, mas tenho o privilégio de por mais de 11 anos atuar junto aos empreendedores. Não tenho dúvidas de que o sucesso ou fracasso de uma empresa está ligado ao “pai da criança”. O empreendedor é o único responsável. Os estudiosos do empreendedorismo dizem que os empreendedores de sucesso tem muito em comum. Eles conhecem o seu potencial (auto conhecimento), são criativos, visionários, tem boa rede de contatos, correm riscos calculados, são persuasivos e planejam. No último item (planejamento) está o problema de grande parte dos empreendedores. A cultura do planejamento ainda é muito fraca no nosso país. Plano de negócios ainda é uma ferramenta desconhecida da grande maioria das empresas.

Afinal, o que é um plano de negócios? Como posso planejar a minha empresa? Como posso reduzir os riscos de fracasso?

Vou falar sobre isso no próximo post....

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Alimentação fora do lar está mais cara

Segundo o IPCA, índice oficial do IBGE os consumidores porto-alegrenses foram os que viram os preços dos restaurantes subirem mais alto em 2008.
Em média, a alimentação fora do lar no Brasil ficou 12% mais cara, em Porto Alegre o aumento foi de 13, 93%. A capital com o menor aumento de preços foi Salvador, com 7,57%.
O aumento dos preços nos restaurantes é um reflexo do aumento dos custos de produção, transporte, combustível e outros itens essenciais para as empresas do setor de alimentação fora do lar. Comentei sobre isso em dois posts (dia 20/05/2008 e 19/06/2008). Vamos esperar que se confirme o que os especialistas afirmaram: a recessão econômica não vai diminuir a atração da comida de boa qualidade, mesmo as que são consideradas “caras”.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Boicote

Como uma forma de protesto contra o apoio de Washington a Israel, alguns estabelecimentos comerciais da Malasia estão boicotando produtos e marcas oriundos da terra do Tio Sam.
Mais de 2 mil restaurantes muçulmanos pertencentes à Associação de Operadores de Restaurantes Muçulmanos pararam de servir produtos da marca da Coca-Cola aos seus clientes.
A Associação de Consumidores Islamitas Malaios também identificou 100 outros produtos de marcas como Starbucks, Colgate, McDonald's, Nike, Wendy’s, Tommy Hilfiger, Gap, Dell e Maybelline como alvos da campanha de boicote.