segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Como abrir uma empresa - Parte 2

Conceitualmente, planejar é o ato de analisar condições presentes para determinar formas de atingir um futuro predeterminado. Muitas são as ferramentas para o planejamento empresarial. Algumas específicas para o financeiro, outras para o de pessoas, vendas, produção, estratégico, etc...Entre elas, considero o plano de negócios a principal. Para o professor de Harvard, Willian Sahlman "os planos de negócios têm atraído muita atenção nos USA. Deve-se cuidar com as fórmulas milagrosas. Um plano de negócios não deve conter números recheados de entusiasmo ou fora da realidade, nesse caso, pior que não planejar é fazê-lo erroneamente, e o pior ainda, conscientemente." O plano de negócios pode ser feito na criação da empresa e atualizado sempre que for necessário. Nas empresas novas é importante fazer uma boa análise do perfil dos empreendedores, seu conhecimento do setor, habilidades e experiência de gestão. Uma matriz com as responsabilidades dos sócios, colaboradores e demais stakeholders (partes interessadas) é de grande valia. Uma boa análise do mercado consumidor, concorrentes e fornecedores, a elaboração das estratégias e dos diferenciais do empreendimento somam-se ao plano. Outro ponto crítico é o estudo da viabilidade econômico-financeira, onde é possível simular os números e organizar a vida financeira nos primeiros anos, verificando a viabilidade e o retorno do investimento realizado.

Acredito que estas ferramentas não garantem o sucesso de uma empresa, mas com certeza reduzem consideravelmente os riscos de fracasso.

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