No mês de abril tive a oportunidade de visitar a Europain (feira de panificação) e conhecer de perto o mercado da panificação em Paris. A feira é completa, e o que mais me chamou a atenção foi a grande variedade de produtos pré-prontos, congelados e embalagens para padarias, confeitarias e chocolates.
As padarias parisienses são na grande maioria "padarias artesanais" (título regulado por legislação específica) e respondem por 65% do total dos produtos de panificação vendidos na França. Nas "boulangeries" a baguete é o produto preferido pelos consumidores, representando 80% das vendas. Nas lojas visitadas, salvo as bebidas, não foi observada a venda de produtos de conveniência e outros itens de consumo comuns nas padarias gaúchas. Nas confeitarias, observa-se o foco na beleza e harmonia da apresentação de produtos, o acabamento é impecável. As embalagens, sacolas, folders e catálogos são de alta qualidade, as lojas são pequenas - algumas operando em quiosques dentro de shopping centers - e as lojas de rua se destacam pelas belas fachadas e vitrines.
Com esta experiência, nota-se que a tendência da panificação caminha para a modernização dos processos de produção, sem deixar de lado a qualidade e o apelo "artesanal" dos produtos, um resgate que cada vez mais é valorizado pelos clientes.
As padarias parisienses são na grande maioria "padarias artesanais" (título regulado por legislação específica) e respondem por 65% do total dos produtos de panificação vendidos na França. Nas "boulangeries" a baguete é o produto preferido pelos consumidores, representando 80% das vendas. Nas lojas visitadas, salvo as bebidas, não foi observada a venda de produtos de conveniência e outros itens de consumo comuns nas padarias gaúchas. Nas confeitarias, observa-se o foco na beleza e harmonia da apresentação de produtos, o acabamento é impecável. As embalagens, sacolas, folders e catálogos são de alta qualidade, as lojas são pequenas - algumas operando em quiosques dentro de shopping centers - e as lojas de rua se destacam pelas belas fachadas e vitrines.
Com esta experiência, nota-se que a tendência da panificação caminha para a modernização dos processos de produção, sem deixar de lado a qualidade e o apelo "artesanal" dos produtos, um resgate que cada vez mais é valorizado pelos clientes.
Invista na apresentação dos pontos de venda, no visual dos produtos e no bom atendimento, pois são pontos fundamentais para quem pretende se manter no mercado.
2 comentários:
A experiência trazida de Paris desta missão está contribuíndo para que as demais empresas do setor busquem o segredo da valorização da panificação: o glamour das bulangeries, o pão sendo tratado como ator fundamental do espetáculo artesanal que faz a diferença nos pratos e gostos das pessoas.
Fabiana Zin
Gestora do Pólo Reginal de Panificadoras da Serra Gaúcha.
Grande Fabi!!!
Sabeeee muitoooo!
abraços
Roger
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