terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Atitude!

Estava pensando na principal diferença entre os empresários de sucesso e os que ainda não chegaram lá. As vezes são empresários do mesmo segmento, atuam no mesmo mercado, tiveram oportunidades semelhantes, mas um prospera mais que o outro.
Vejo que ambos tem as mesmas informações, tem conhecimento e habilidades similares, mas mesmo assim, um prospera mais que o outro.
Onde está a diferença?
Na atitude.
Um sabe que tem que fazer e faz.
O outro sabe que tem que fazer mas deixa pra depois, não faz, ou pior, põe a culpa na equipe pelo seu desastre.
Seja a mudança que você deseja ver no mundo! (Mahatma Gandhi)
Um ótimo final de ano e um excelente 2011 a todos!
abraços
Roger

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Todos Queremos Ser Jovens!!!


Muito bom esse vídeo que esta circulando na internet! O filme é o resultado de diversos estudos realizados pela empresa especializada em tendências de comportamento e consumo Box1824.
Estes são alguns pontos interessantes do vídeo:
- Os jovens representam novas linguagens e comportamentos influenciando diretamente os hábitos de consumo;
- Os de 18 a 24 anos estão no topo da pirêmide de influência. As pessoas de 10 a 17 e de 25 até 45 aspiram ser como eles;
- São 2,3 bilhões de consumidores com um grande poder de consumo;
- Mais do que nunca, para entender mundo atual, é preciso entender estes jovens. Eles são os catalisadores das grandes mudanças.

E você vai ficar ai parado??? Que ação você está fazendo para atrair estes consumidores???

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Empresário x Sites de Compras Coletivas

A velocidade com que os negócios são afetados pela internet ainda me espanta. Há tres meses atras eu não sabia do que se tratava os sites de compra coletiva. No ultimo mês, algumas empresas me procuraram para oferecer este serviço para os bares e restaurantes participantes do projeto Polo Gastronomico de Porto Alegre e tive a oportunidade de conhecer esta ferramenta. Já participei de varias reuniões e encontros onde o objetivo era pensar em estratégias para atrair clientes de uma forma mais efetiva e com menos custo. Em nenhuma delas sequer chegava-se a mencionar uma ferramenta como esta. Atrair 5.000 novos clientes em 24 horas. Não é piada, aconteceu com um restaurante que conheço. Outra atraiu mais do que isso, não estava preparada, dizem que quase quebrou. Acho que esta ferramenta deve estar alinhada ao planejamento estrategico da empresa. Alguns devem usar, outros não. Cada empresa tem a sua estratégia e cada uma deve analisar se a ferramente se encaixa no seu empreendimento. Acho que pode ser util para lançar um novo serviço ou produto, um horario diferenciado, aproveitar dias ociosos, explorar produtos com alta rentabilidade. Mas principalmente, quem for usar, deve conhecer muito bem os seus custos. Treinar a equipe, se preparar para receber bem o cliente, vender outros produtos e serviços (já que ele esta comendo de “graça“), cadastrar o cliente para pesquisa-lo e buscar a fidelizaçao, devem ser açoes alinhadas a promoçao.
Algumas empresas já estao lucrando muito com esta ferramenta, outras não querem ouvir nem falar. Eu defendo que vale a pena pelo menos conhecer a ferramenta e pensar no assunto.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Um empresário avesso ao lucro?

Ja conheci muitos empresários com idéias estranhas, mas um que fosse avesso ao lucro eu ainda não conhecia.
Zé Maria é o proprietário do Vermelho 23, um bar/pub tradicional de Porto alegre. Ele coloca em prática o avesso de tudo que é pregado nos cursos de Adminitração de Empresas e Empreendedorismo.
E afinal, quem é que esta certo?
Todo mundo quer ser feliz...não?
Sucesso é atingir os teus objetivos ou o objetivo que outros acham que você deve atingir?

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O problema é a minha equipe?

Vejo muitos empresários reclamando dos seus colaboradores. Dizem que as pessoas não fazem as coisas da maneira correta, que não zelam pelos bens da empreasa, que não cuidam de equipamentos, que não atendem os clientes da maneira correta e até que "metem a mão" no dinheiro da empresa.
Pensei no assunto e acho que tudo pode ser traduzido por aquela antiga frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". A falta de liderança ou a presença de liderança despreparada faz com que as pessoas erradas sejam selecionadas, que as pessoas certas estejam no lugar errado, ou ainda pior, que as pessoas erradas estejam fazendo a coisa errada.
A culpa é da peça ou da engrenagem? Como corrigir isso?
Preparar, formar líderes e oportunizar que as pessoas certas, identificadas com a missão da empresa possam contribuir com as melhorias necessárias para que a empresa encontre ou retome o caminho do sucesso.
Ter um canal aberto de comunicação (que funcione, que seja real e que esteja impregnado na cultura da empresa), sem filtros, ruidos, mentiras e sem a cultura do medo entre funcionários, gerentes, proprietários e clientes é um bom começo.
O lider deve dar o exemplo e servir os seus liderados.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fidelizar o cliente é cumprir a sua promessa!!!

Interessante um texto publicado pela Harvard Business Review onde se coloca em cheque as empresas que tentam mimar os clientes. De acordo com o texto, o alto investimento em supérfluos com a intenção de superar a expectativa dos clientes não tem o resultado esperado. O trabalho mostra pouca relação da satisfação com a fidelização.
O autor defende que a lealdade tem muito mais a ver com a capacidade de honrar a sua promessa básica (por mais simples que seja) do que com o espetacular que a experiência do atendimento possa ser.
É defendida a relação da qualidade do produto e a marca da empresa com a fidelidade e o atendimento com a infidelidade. Ou seja, o atendimento ruim espanta os clientes. O bom atendimento, isolado, não garante a sua volta. A menos que esteja conectado com a qualidade do produto e a marca da empresa. O texto conclui que encantar o cliente não produz fidelidade. O que pode fidelizar é o trabalho que deve ser feito para facilitar a vida, resolver o problema ou simplesmente remover os obstáculos para o cliente.

Qual é a estratégia da sua empresa para fidelizar os clientes?
Leia o texto na integra: http://www.hbrbr.com.br/index.php?codid=273

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sanduiche feito na hora!

Para provar que o sanduiche foi feito na hora e ao gosto do "freguês", a loja do Burguer King de Santo Amaro, em São Paulo, fez uma campanha em que a foto do cliente sai estampada na embalagem do lanche!
A foto também é enviada em tempo real para um banner digital instalado na loja, acompanhada da frase "Comendo agora...".
O que você achou da idéia?
Eu gostei!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Tele Sopa Organica de Bicicleta!

A empresa americana Soupcycle (http://www.soupcycle.com/) é um exemplo de empresa amiga do meio ambiente. O sistema é simples, uma assinatura semanal de sopas. Você entra no site e escolhe as suas sopas e acompanhamentos até a meia noite de sexta-feira. Na segunda-feira a empresa compra os insumos de produtores rurais locais e começa a cozinhar. Na terça-feira as sopas são entregues de bicicleta para os assinantes na cidade americana de Portland. Desde que iniciou as atividades ha mais de um ano a Soupcycle ja entregou mais de 10.000 pedidos de sopas percorrendo quase 5.000 km de bicicleta, deixando de poluir o meio ambiente e comprando mais de US$ 30.000,00 com os produtores rurais.
Atualmente são mais de 300 assinantes do tele sopa.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

5 Propostas Para Melhorar a Sua Qualidade de Vida

Um estudo do governo britânico afirma ter identificado cinco atitudes que ajudam a elevar a qualidade de vida. Os cinco pontos propostos pelos pesquisadores fazem referência a pequenas atitudes e formas de pensar que cada indivíduo pode seguir para ter uma maior realização pessoal. Confira as propostas:
Conecte-se: Com as pessoas à sua volta. Com sua família, amigos, colegas e vizinhos. Pense nisso como as pedras fundamentais de sua vida e invista tempo no seu desenvolvimento. A construção destas conexões servirá de apoio e vai enriquecer você todos os dias.
Seja ativo: Caminhe ou corra. Saia à rua. Pedale. Jogue um jogo. Exercícios farão você se sentir bem. Mais importante ainda, descubra uma atividade física que você goste, uma que se encaixe nas suas possibilidades motoras e físicas.
Perceba: Seja curioso. Enxergue a beleza. Note o inusitado. Observe a mudança das estações. Saboreie o momento. Esteja ciente do mundo ao seu redor e o que você está sentindo. Refletir sobre suas experiências vai ajudá-lo a apreciar o que importa para você.
Continue aprendendo: Tente algo novo. Redescubra um interesse antigo. Se inscreva para aquele curso que tanto deseja. Assuma uma responsabilidade diferente no trabalho. Aprenda a tocar um instrumento. Defina um desafio que lhe fará feliz ao alcançar. Aprender novas coisas será divertido e vai torná-lo mais confiante.
Ajudar ao próximo: Faça algo agradável para um amigo ou para um estranho. Agradeça alguém. Sorria. Voluntarie o seu tempo. Olhe para fora, bem como para dentro. Ver a si mesmo, e a sua felicidade, vinculada à de sua comunidade pode ser extremamente gratificante e lhe fará criar conexões com as pessoas ao seu redor.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pequenas Porções

Nos restaurantes de São Paulo a nova moda são as mini porções. Não se trata de petiscos, mas de receitas tradicionais, agora servidas em quantidades muito reduzidas. A ideia faz sucesso entre os clientes e cada vez mais casas integram a opção ao menu, o cliente pede mais uma porção e, se precisar, outra e outra... e assim vai degustando mais opções do cardápio. O restaurante chinês Ping Pong, no Itaim-Bibi, é um dos poucos a funcionar só com pequenas porções.
Uma idéia interessante que beneficia o consumidor que pode provar “um pouco de tudo” e a empresa que pode aumentar a sua lucratividade e divulgar o seu cardápio para os clientes.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Aulas grátis de inglês no seu restaurante preferido!

A rede de restaurantes espanhola Fresc Co (http://www.frescco.com/) esta oferecendo um novo meio para os seus clientes melhorarem os seus conhecimentos da lingua inglesa. A empresa firmou uma parceria com uma escola de inglês para oferecer aulas gratuitas no restaurante. O foco das aulas são trabalhadores e executivos. O grupo pratica o inglês simulando situações de trabalho e do dia a dia, num clima descontraido em sessões de duas horas que ainda possibilitam fortalecer a rede de contatos dos alunos.
Mais um exemplo de parceria ganha ganha. Ganha o restaurante, a escola de inglês e principalmente os clientes.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Clube Amostra Grátis

O Clube Amostra Grátis é a primeira loja grátis da América Latina. O Clube oferece um pouco de tudo: alimentos, bebidas, cosméticos, roupas e produtos para o lar. Várias marcas como Nestlé e Telefônica, Palmolive e outras irão oferecer produtos recém lançados a custo zero. O clube é uma grande pesquisa, onde o consumidor terá que se associar através do site http://www.clubeamostragratis.com.br/ , pagar R$ 50,00 e escolher os seus produtos conforme o regulamento. Em contrapartida, deverá responder a um questionário que dará as empresas um feedback em relação a cada item, apontando qualidades, defeitos, pontos positivos e negativos. Excelente idéia para executar uma pesquisa de mercado!!!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

"A Lei Basica do Mundo Economico é a Compaixão"

Quando profere palestras a empresários e executivos sufocados pelas agruras da competição acirrada e ávidos por uma mensagem de paz, o lama mostra como os ensinamentos de Buda podem ser aplicados em atividades econômicas e no mercado de trabalho:
– A lei básica do mundo econômico é curiosamente a da compaixão. Quando uso essa palavra a reação natural das pessoas é negar isso. Mas, se uma pessoa se aproximar da sua organização e você não tiver nada para oferecer, ela vai embora. O ponto central é esse: não é o que vou ganhar em uma relação de troca, mas o que tenho a oferecer.
O empreendedor é aquele que olha de uma maneira mais ampla. Nem sempre dinheiro é o problema. Posso buscar associações com outras pessoas ou grupos. O que importa é não esperar pelos outros.”
“Essencialmente, o que você precisa ter é algo que satisfaça o outro, que traga benefícios. O ponto central é esse: não é o que vou ganhar em uma relação de troca, mas o que tenho a oferecer. Muitas pessoas pensam o contrário e acabam alijadas. Isso vale tanto para o funcionamento de um negócio quanto para o mercado de trabalho.

*Alfredo Aveline foi professor da UFRGS de física e filosofia no período de 1969 a 1994. Em 1993 recebeu o nome de Padma Samten (Padma significa lótus, e Samten, estabilização meditativa), e em dezembro de 1996 foi ordenado lama do budismo tibetano – título que significa líder, sacerdote e professor. Divide seu tempo entre afazeres do centro e palestras em empresas pelo Brasil.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Almoço Barato no Sul!!!

O preço da refeição em restaurante no Brasil é de, em média, R$ 18,20, de acordo com pesquisa da Assert. Entre as regiões do país, a refeição mais cara está no Sudeste e no Centro-Oeste, onde custa em média R$ 19,10, seguida pelo Norte, onde custa R$ 16,90; as refeições são mais baratas no Nordeste (R$ 15,60) e no Sul (R$ 15,40). Das 22 cidades pesquisadas pela Assert, a que tem a refeição mais cara é Santos (SP), onde comer fora de casa custa em média R$ 20,80. As refeições mais baratas estão em Campo Grande (R$ 11,50) e Blumenau (R$ 12,40). O estudo, conduzido pelo Instituto Análise entre os dias 23 de novembro e 18 de dezembro de 2009, foi realizado com base em 3.224 entrevistas com donos ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Usando a Internet para divulgar a sua empresa!

Existem várias maneiras de utilizar a internet como ferramenta para divulgar o seu restaurante, padaria, lancheria ou bar. Uma delas é inserir gratuitamente vídeos sobre a sua empresa em sites como You Tube ou Google Vídeo. Que tal mostrar a sua cozinha, a sua área de produção, o preparo de alguns produtos, mostrar como a sua empresa cuida da segurança no preparo de alimentos ou divulgar as suas receitas??? Utilizar sites como Orkut, Facebook e Twitter permite que a sua empresa interaja com os consumidores sem gastar um tostão. Você pode saber quais dos seus produtos e serviços fazem mais sucesso, divulgá-los para os consumidores e estimular que eles dêem a sua opinião sobre o seu negócio. Utilizado com cuidado, o bom e velho email também é uma boa opção. Para ser eficiente, uma campanha de e-mail deve levar em conta o perfil do público-alvo e, com uso de muita criatividade chamar a atenção do consumidor, claro, sem nunca abusar da paciência. Você já pensou em como estas ferramentas podem ajudar na divulgação da sua empresa? Comece a planejar agora mesmo as suas estratégias de marketing e não esqueça de incluir a internet!!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

1ª Pesquisa de Conjuntura Econômica do setor de restaurantes

A Assoc. Nacional dos Restaurantes divulgou na terça-feira (30/3) a 1ª Pesquisa de Conjuntura Econômica do setor de restaurantes no Brasil. O setor, que engloba 2 milhões de estabelecimentos e emprega 6 milhões de pessoas, movimentou R$ 65,2 bilhões em 2009. Houve crescimento de 13,8% de 2007 para 2008. A pesquisa dividiu os estabelecimentos em restaurantes independentes (22%), redes independentes (22%) e redes de franquias (56%). Os restaurantes independentes têm preço médio de refeição mais alto, de R$ 69 a R$ 73 e, de 2008 para 2009, tiveram queda de 8,3% no público. Como resultado desse movimento, redes independentes, com preço médio de R$ 42 a R$ 44, e redes de franquias, média de R$ 16 a R$ 17 por refeição, tiveram aumento de faturamento de 9,7% e 8,5%, respectivamente, mostrando a migração dos clientes para refeições mais baratas e reforçando a idéia de que houve desaceleração nos negócios por causa da crise. Também houve queda de 5,4% no número de funcionários. A notícia boa é que 94,4% dos pesquisados afirmaram querer aumentar os investimentos em 2010. Por último, o estudo indagou qual era o maior desafio dos restaurantes. O maior de todos é o custo da matéria-prima. Os encargos tributários ocupam o segundo lugar na preocupação dos empresários, e em terceiro ficam os custos trabalhistas.

domingo, 21 de março de 2010

Retorno...

Neste momento estou sentado no aeroporto de Londres esperando a hora do embarque de volta pra casa. Depois de um ano vivendo fora do Brasil, a emoçao é grande. Saudade da familia, dos amigos, do trabalho e das pequenas coisas da "vida em casa".
Nos ultimos meses consegui viajar bastante, conheci pessoas e culturas diferentes visitando paises que nunca tinha imaginado ir. A comparacao do nosso pais com os outros é inevitavel e alguns pensamentos como "no Brasil isso podia funcionar assim" ou "isso no Brasil é muito melhor" foram inevitaveis. Nao foram poucas as vezes que quando disse ser brasileiro o pessoal fez festa e logo perguntava sobre futebol (sem duvida o nosso segundo nome), citando os nossos ilustres Ronaldinho, Kaka e Robinho. Outros perguntavam tambem sobre o carnaval e alguns até citaram os lutadores de MMA (vale tudo) Wanderlei Silva e Vitor Belfort.
Mas o que mais me impressionou foi a expectativa de todos com as Olimpiadas de 2016 no Rio de Janeiro.
O mundo estará de olho em nós pelos próximos anos e o resultado, tanto positivo quando negativo, deste evento terá um grandioso impacto em vários aspectos da vida de todos os brasileiros.
É o momento da verdade.
Será que estaremos prontos para entregar o produto?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pequenas empresas grandes empregadoras!

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Economica Aplicada (Ipea) divulgada na ultima quinta (04/02/2010), as pequenas empresas foram as responsaveis pela grande maioria dos empregos gerados nos últimos 10 anos. De acordo com o estudo, entre 1998 e 2008, a cada 3 empregos gerados na iniciativa privada nao agricola 2 eram em micro e pequenas empresas (Mpe`s). O estudo confirma que 54.4% de todos os postos de trabalho estao nas Mpe`s.
O setor de comercio, alimentaçao e alojamento foi o principal gerador de empregos, sendo responsavel por 45% dos postos de trabalho.
O levantamento tambem aponta que até 2020 ha possibilidade de geraçao de 19.3 milhoes de vagas no setor nao agricola, sendo mais da metade nas Mpe`s. Por isso, as politicas publicas devem cada vez mais levar em consideraçao a importancia dos pequenos empreendimentos, como mostra o estudo.
É o que todos nós esperamos ansiosamente.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Picolé de Caipirinha

Durante o congresso Madri Fusion que esta acontecendo na Espanha, o renomado chef espanhol Ferran Adria apresentou um aperitivo que é um "picolé de caipirinha". O aperitivo é vendido no restaurante de Adria, o El Bulli que a quatro anos consecutivos é escolhido pela revista Restaurant Magazine como o melhor do mundo. No El bulli o preço médio de um jantar individual nao sai por menos de 300 euros. A outra novidade anunciada por Adria é o fechamento do restaurante nos próximos anos. Durante este período, o estabelecimento vai se transformar em um laboratório de pesquisa da alta cozinha. A idéia de Adria é reabrir o restaurante em 2012, quando a empresa completa 50 anos, segundo o chef "o momento exige novos desafios para encerrar um ciclo e começar outro".