A velocidade com que os negócios são afetados pela internet ainda me espanta. Há tres meses atras eu não sabia do que se tratava os sites de compra coletiva. No ultimo mês, algumas empresas me procuraram para oferecer este serviço para os bares e restaurantes participantes do projeto Polo Gastronomico de Porto Alegre e tive a oportunidade de conhecer esta ferramenta. Já participei de varias reuniões e encontros onde o objetivo era pensar em estratégias para atrair clientes de uma forma mais efetiva e com menos custo. Em nenhuma delas sequer chegava-se a mencionar uma ferramenta como esta. Atrair 5.000 novos clientes em 24 horas. Não é piada, aconteceu com um restaurante que conheço. Outra atraiu mais do que isso, não estava preparada, dizem que quase quebrou. Acho que esta ferramenta deve estar alinhada ao planejamento estrategico da empresa. Alguns devem usar, outros não. Cada empresa tem a sua estratégia e cada uma deve analisar se a ferramente se encaixa no seu empreendimento. Acho que pode ser util para lançar um novo serviço ou produto, um horario diferenciado, aproveitar dias ociosos, explorar produtos com alta rentabilidade. Mas principalmente, quem for usar, deve conhecer muito bem os seus custos. Treinar a equipe, se preparar para receber bem o cliente, vender outros produtos e serviços (já que ele esta comendo de “graça“), cadastrar o cliente para pesquisa-lo e buscar a fidelizaçao, devem ser açoes alinhadas a promoçao.
Algumas empresas já estao lucrando muito com esta ferramenta, outras não querem ouvir nem falar. Eu defendo que vale a pena pelo menos conhecer a ferramenta e pensar no assunto.
2 comentários:
Foi sucinto, mas abordou um tema muito relevânte, saber se seu restaurante esta preparado. Ano passado, infelizmente, fiz a venda em dois sites de compra coletivas, o que gerou uma demanda que fosse incapaz de atender. Ratifico a importância de calcular nos mínimos detalhes todos os preços de custos e somente, a partir de então, quando tiver absoluta certeza de que terá capacidade, se envolver nesse tipo de venda. Acabei fechando meu restaurante. Logo após tive a oportunidade de continuar no ramo, porém fica o alerta. Muita atençao com os sites de compra coletiva.
*relevante
Postar um comentário