quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O problema é a minha equipe?

Vejo muitos empresários reclamando dos seus colaboradores. Dizem que as pessoas não fazem as coisas da maneira correta, que não zelam pelos bens da empreasa, que não cuidam de equipamentos, que não atendem os clientes da maneira correta e até que "metem a mão" no dinheiro da empresa.
Pensei no assunto e acho que tudo pode ser traduzido por aquela antiga frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". A falta de liderança ou a presença de liderança despreparada faz com que as pessoas erradas sejam selecionadas, que as pessoas certas estejam no lugar errado, ou ainda pior, que as pessoas erradas estejam fazendo a coisa errada.
A culpa é da peça ou da engrenagem? Como corrigir isso?
Preparar, formar líderes e oportunizar que as pessoas certas, identificadas com a missão da empresa possam contribuir com as melhorias necessárias para que a empresa encontre ou retome o caminho do sucesso.
Ter um canal aberto de comunicação (que funcione, que seja real e que esteja impregnado na cultura da empresa), sem filtros, ruidos, mentiras e sem a cultura do medo entre funcionários, gerentes, proprietários e clientes é um bom começo.
O lider deve dar o exemplo e servir os seus liderados.

3 comentários:

Regina Polli Dossin disse...

Concordo muito com isso, Roger! Aliás, está de parabéns a ABRASEL que junto com o Ministério do Turismo preparou e está nos repassando um material excelente de treinamento, inclusive com um belo plano didático para que nós, gestores de estabelecimento s da Alimentação Fora do Lar, como eles chamam, estejamos preparados e capacitados a Bem Receber na Copa do Mundo em 2014. Recomendo!! Abração,

Anônimo disse...

Legal Regina, é isso mesmo que temos que fazer e somente atingiremos os objetivos caminhando juntos!
abraços
Roger

Anônimo disse...

Ola Roger,
Tenho em maos organizar um pequeno bar e restuarante na cidade de goiania,entrei a 2 semanas é encontrei um panorama nao muito agradavel,infelismente relacionei a culpa direta ao proporietario,que por sua parte deixou que seus funcionário tomacem decisoes proprias,estou na luta para organizar é melhoras tudo isto em um prazo minimo de 60 dias,gostaria de saber se vc poderias me aconselhar,é tirar minhas dúvidas para que possamos manter uma qualidade de serviço superior á que hoje temos??nao seu onde receberie a sua resposta,se possivel me envie para esta direçao de correio eletronico..eduardoborgesmoreno74@gmail.com..agradeço sua impotante ajunda.