Vejo muitos empresários reclamando dos seus colaboradores. Dizem que as pessoas não fazem as coisas da maneira correta, que não zelam pelos bens da empreasa, que não cuidam de equipamentos, que não atendem os clientes da maneira correta e até que "metem a mão" no dinheiro da empresa.
Pensei no assunto e acho que tudo pode ser traduzido por aquela antiga frase "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". A falta de liderança ou a presença de liderança despreparada faz com que as pessoas erradas sejam selecionadas, que as pessoas certas estejam no lugar errado, ou ainda pior, que as pessoas erradas estejam fazendo a coisa errada.
A culpa é da peça ou da engrenagem? Como corrigir isso?
Preparar, formar líderes e oportunizar que as pessoas certas, identificadas com a missão da empresa possam contribuir com as melhorias necessárias para que a empresa encontre ou retome o caminho do sucesso.
Ter um canal aberto de comunicação (que funcione, que seja real e que esteja impregnado na cultura da empresa), sem filtros, ruidos, mentiras e sem a cultura do medo entre funcionários, gerentes, proprietários e clientes é um bom começo.
O lider deve dar o exemplo e servir os seus liderados.